E confira também...

Paralelo à temporada do espetáculo, acontecerá no foyer do Espaço Cultural da Barroquinha, a exposição de Gizelda Alves, socióloga, pesquisadora de cinema e fotógrafa que atualmente ocupa-se com o tema “Violência contra a mulher” no âmbito da pesquisa científica, assim como da documentação fotográfica. Como fotógrafa elabora, há cerca de dez anos, exposições coletivas e individuais, utilizando os formatos analógico e digital.  Suas fotos são apresentadas sempre em preto e branco e tem como Tema: Violência contra a mulher no mundoTítulo da exposição: Violência contra a Mulher: uma Violência sem fronteiras.







A violência contra a mulher é um fenômeno internacional, que atinge as mulheres em todo o mundo, independente de classe social, raça, nível de conhecimento ou idade. Atualmente existem inúmeras pesquisas e programas nacionais e internacionais de apoio ao combate a este problema. Um dos resultados alarmantes mostra que “A violência doméstica é a causa principal da morte de mulheres entre 16 e 44 anos, matando assim, mais do que o câncer e os acidentes de trânsito”(1). Esta violência desconhece fronteiras.

O objetivo deste trabalho é contribuir para o debate internacional sobre a violência contra a mulher no mundo. Para esse efeito, será organizada uma exposição fotográfica itinerante. O deslocamento da exposição por diversas cidades, países ou continentes permitirá à fotógrafa/pesquisadora divulgar e fomentar o debate sobre o tema, tornando visível as marcas deste tipo de violência.
1)  Relatório da Comissão Federal alemã: “Frauen gegen Gewalt”- “Mulheres  contra Violência”,2008.


  
A exposição 

A exposição abrangerá aproximadamente 21 fotos a preto e branco com um formato de cerca 50 x 70 cm, incluindo a moldura. Atualmente ela está sendo mostrada simultaneamente duas cidades na Alemanha. 

Um dos pré-requisitos principais deste material fotográfico é não permitir a identificação da vítima, mesmo quando raramente parte do rosto for fotografado. A participação da mulher fotografada, na escolha da foto é fundamental para possibilitar a conclusão de um trabalho conjunto. 

Esta exposição traz atualmente o apoio do Grupo TERRE DES FAMMES- Münstern- Alemanha. Assim como em Salvador o apoio da SPM/SEPROMI (Superintendência de Políticas Para as Mulheres. Superintendente: Valdecir Pedreira do Nascimento)

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © Quem é Ela?
Desenvolvido por: